Buscando aperfeiçoar cada vez mais seu negócio, o empreendedor procura alternativas para aumentar sua carteira de clientes e fazer com que ao passar do tempo se tornem fiéis ao seu negócio.
Saber como aumentar a carteira de clientes tem tudo a ver com o sucesso do negócio. Afinal, ter mais gente interessada em sua base gera novas oportunidades, amplia o faturamento e até garante destaque em relação aos concorrentes.
Mas isso não é uma tarefa imediata e exige a aplicação de algumas estratégias assertivas. Em um cenário tão competitivo pela atenção do seu público, é crucial saber agir com bastante precisão.
Listamos abaixo 4 maneiras de aumentar sua carteira de clientes para que você possa aplica em seu negócio e não ficar nenhuma dúvida:
1. Crie um programa de marketing de indicação
O marketing de indicação ou referral marketing utiliza seus clientes atuais para conquistar novos consumidores. A ideia é simples: ao ser capaz de oferecer uma experiência muito satisfatória, é possível pedir que clientes atuais indiquem o negócio ou produto para outras pessoas. Com isso, o custo de aquisição do cliente (CAC) fica menor, ao mesmo tempo em que a carteira se expande.
Embora muitas indicações sejam espontâneas, vale estimular tal comportamento para aproveitar todo o potencial. Nesse caso, é interessante até criar um programa, em que quem indica também recebe benefícios. Como consequência, a fidelidade é reforçada e a captação se torna mais simples.
2. Faça parcerias para aumentar a carteira de clientes
Unir forças é outra estratégia inteligente para conquistar um público maior. Nesse caso, a ideia é estabelecer parcerias estratégias para ampliar as chances de sucesso. Uma forma de fazer isso é se aliar a negócios complementares ao seu produto, de modo a atrair um público semelhante.
Uma loja de móveis pode se unir a uma loja de produtos para o lar, por exemplo. Já uma loja de calçados pode fechar parceria com uma empresa de itens esportivos, desde que ofereça produtos para esse público.
O importante é que a parceria seja vantajosa para os dois lados. Vale criar sorteios em conjunto, ofertas especiais ou mesmo elaborar uma divulgação conjunta. Assim, as chances de vendas aumentam.
3. Evite mexer nos preços como atrativo
Um erro muito comum consiste em correr para alterar o preço com o objetivo de chamar a atenção para o negócio. Primeiramente, essa é uma forma (temporária) de atrair mais vendas, mas não necessariamente de conquistar clientes. As pessoas que compram em uma promoção apenas pelo preço podem não enxergar o valor da marca e, talvez, não voltem.
Além do mais, mexer no preço altera a percepção sobre a marca. Isso pode dar a impressão de que o produto não vale tanto ou mesmo que não oferece a qualidade desejada. Então, mais que os problemas com a margem de lucro, você encontrará dificuldades para aumentar a carteira de clientes.
Em vez disso, deixe as mudanças no preço para promoções sazonais, como em datas comemorativas. Assim, é possível tornar o ambiente de atuação mais sustentável.
4. Contratar uma agência de marketing digital
Tornar a marca reconhecida e falar corretamente com o público de interesse é outra ótima forma de aumentar a carteira de clientes. Para ter sucesso nessa tarefa, o marketing digital se destaca por ser eficiente e ter excelente retorno. No entanto, não basta usar qualquer estratégia para ter os melhores resultados.
Entre as estratégias, será possível criar um funil de vendas e usar várias táticas para gerar leads. Com essa escolha, sua atuação será muito mais consistente e ficará mais fácil alcançar e convencer novos consumidores.
Aumentar a carteira de clientes é essencial para garantir o sucesso do seu negócio. Com o uso dessas dicas, você terá as melhores chances de expandir a sua base e gerar novas oportunidades!